Faz este ano, em Setembro, cinquenta anos da morte de James Dean. Esta estrela de cinema, faleceu ao volante do seu porsche 550 spider, Desde sempre se conheceu a sua paixão por carros e muita velocidade, James Byron Dean, tinha apenas 24 anos.
O actor representou apenas três filmes, “The Giant”, “East of Eden” e “Rebel with a Cause”, em que teve a sorte de encontrar três grandes realizadores, Elia Kazan, Nicholas Ray e George Stevens.
Foi o símbolo de revolta de milhares de jovens, no final dos anos 50, a sua ousadia e rebeldia não passaram despercebidas, quase se confundindo com as personagens a quem deu vida no grande écran.
O jovem incompreendido, sem saber onde pertencia, o confronto familiar, a violência à flor da pele prestes a explodir, estiveram presentes nos seus filmes.
Não se se poderá falar de uma certa “Dean Mania” que se criou, e foi passando de geração em geração e ainda hoje perdura.
Brevemente estarão disponíveis no mercado, os seus filmes em Dvd, um documentário sobre a vida e carreira do actor, que farão as delicias de centenas de fãs.
.............................................................................
** 6º concurso de caricaturas Karikamania: Clint Eastwood até 30 Setembro. Aberto a todos os artistas interressados na arte da caricatura.
http://karikamania.no.sapo.pt : A Arte da Caricatura
Sem comentários:
Enviar um comentário