domingo, maio 25, 2008

Workshop de Caricaturas Digitais

Fui convidado pela Escola Secundária Antonio Gedeão por altura do seu aniversario para um workshop de caricaturas. Realizei algumas caricaturas ao vivo de alguns alunos e tirei algumas fotos numa experiênçia bastante divertida, desta vez juntando a tecnologia digital foi possivel mostrar a todos o nascer de uma caricatura desde o principio até final, desde os processos de construção, onde exagerar, etc.


A ligação de um portátil a um video-projector com a imagem a ser projectada numa tela grande amplificou a audiênçia dos alunos.

Outras coisas foram sendo amplificadas, as do costume, voçês sabem do que eu estou a falar.


Desenhar caricaturas ao vivo com recurso a uma mesa digitalizadora da Wacom é uma coisa ainda nova para muita gente mas que por exemplo nos Estados Unidos já é usado há muito tempo em eventos com bastante sucesso. Uma artista de referênçia neste aspecto é Rhoda Grossman, tive a oportunidade de a conhecer na convenção NCN de há 2 anos em Orlando na Flórida e é uma senhora muito talentosa. Entretanto esta tecnologia vem sendo usada cada vez mais na Europa, uma referênçia neste assunto é uma grande amiga minha a holandesa Marion Van de Wiel.




Em conclusão, no futuro irei desenhar mais caricaturas ao vivo com esta tecnologia pois tem inumeras vantagens, a principal é que abrange mais audiênçia e por consequênçia o divertimento é ainda maior, se estiver interessado em ter caricaturas digitais ao vivo no seu evento contacte-me em:


karikamania (arroba) gmail.com
+351 961 171 329
Live Digital Caricatures
visite também o meu site de caricaturas

3 comentários:

Marion disse...

Hi Nelson,
It's a pity I'm not able to read this story... I would love to know how you did this workshop.
Two options:
1. I learn portuguese.
2. you're doing your blog in english.
You decide Nelson;-)

Paul Moyse disse...

Marion, I use Yahoo's web translator http://babelfish.yahoo.com/. It's not 100% accurate, but it's understandable.

Great job with the digital presentation Nelson, looks like fun!

The Team of C.W.B. disse...

Muito bom o seu trabalho! Parabéns!